Clínica de nutrição Renato França

Nutrição clínica para intolerâncias alimentares

“As pessoas reagem de formas diferentes a uma mesma dieta”

   É por isso que aquele padrão de dieta baseada em ovos, iogurte light, castanhas, leite desnatado, sanduíche de pão integral com peito de peru, requeijão light e queijo branco, pode dar resultado positivo para alguns, mas para outros não.

Nutricionista especializado em diarréia crônica
Nutrição para alergias alimentares

Intolerância Alimentar

Alimentação saudável não deve levar em conta apenas kcal, macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras), vitaminas e minerais. Também deve considerar como nosso corpo aproveita nossa alimentação, o que depende de como estamos digerindo, absorvendo e excretando.

É nesse contexto que entram as intolerâncias alimentares. Algumas proteínas presentes em alimentos, mesmo nos alimentos tidos como saudáveis pelo senso comum, como ovos, castanha do Para, amendoim, queijos, iogurtes, entre outros, têm potencial alergênico e podem ser prejudiciais e gerar reações inflamatórias em algumas pessoas.

Isso é importante de ser considerado principalmente por quem se queixa de estar constantemente com nariz congestionado, tem dores de cabeça ou enxaqueca frequentes, retenção hídrica, constipação intestinal ou diarreia, refluxo, distensão abdominal e assumem que esses sintomas são naturais delas e falam: “Ah, isso é normal. Sempre tive esses sintomas e sempre vou ter.” O que elas não sabem é que talvez o que elas comem diariamente, o corpo pode estar reconhecendo de forma errada e reagindo através de uma resposta inflamatória.

Nutrição para alergias alimentares

Essas intolerâncias podem ser adquiridas ao longo da vida e podem também ser geradas ou pioradas por dietas monótonas, que são gatilhos para hipersensibilização a algumas proteínas alimentares pelo excesso de exposição. É o caso de quem consome glúten em todas as refeições (Ex.: pão no café, biscoito nos lanches, sanduíche ou macarrão no almoço e jantar) ou mesmo quem consome dúzias de ovos ao dia.

Essa exposição excessiva pode em alguns casos gerar aumento da inflamação intestinal, reduzindo a capacidade absortiva e alterando a permeabilidade intestinal (“leaky gut”), tornando-se assim um gatilho para inflamação sistêmica, alergias, doenças auto-imunes, enxaqueca, acne e diversos outros sintomas.

Então, a mensagem que eu deixo é: se tem sintomas e uma “dieta saudável” não está sendo suficiente para aliviar os sintomas e queixas, é válido consultar com um nutricionista competente para avaliar mais a fundo o seu caso. Talvez poderá ser indicado avaliar possíveis intolerâncias alimentares, possibilitando excluir ou reduzir o que for necessário, de uma forma mais assertiva e assim favorecer uma melhora global dos resultados.

 
 
 
 
Excelente
Com base em 106 avaliações
Jana G
Jana G
2024-03-15
Comecei o tratamento pois tinha problemas gastro intestinais e dificuldade para ganho de massa muscular. Ainda estou em tratamento, mas já tive melhoras significativas. Observa os exames, procura descobrir a causa das queixas, explica tudo de forma detalhada e gostei muito do aplicativo que ele usa tbm.
Pâmella Predebon
Pâmella Predebon
2024-03-14
Excelente profissional!!
Vanessa Rhayane Basílio
Vanessa Rhayane Basílio
2024-01-20
Profissional excelente. O melhor que já conheci e estou precisando retornar🤭
Nathalia Lins
Nathalia Lins
2024-01-17
Uma consulta com o nutricionista Renato França vai muito além de montar um plano alimentar para melhora da composição corporal. Ele reúne competências para prestar um atendimento com atenção à saúde global do paciente, sempre investigando a verdadeira causa das queixas apresentadas, dentro do campo da nutrição. Confio e recomendo fortemente para aqueles que buscam um profissional sério.
Marcelo GONCZAROWSKA JORGE
Marcelo GONCZAROWSKA JORGE
2023-12-19
Eu ainda estou em tratamento, mas houve uma melhora evidente. Eu já estava desesperançado, já tinha passado por outros profissionais, mas percebi que minha digestão melhorou sensivelmente, sobretudo no estômago. Hoje peguei minha segunda dieta com esperanças de ficar 100% bem no próximo ano
Adriana da Costa Saliba
Adriana da Costa Saliba
2023-08-12
Excelência em Nutrição e Resultados! Há mais de uma década, sou privilegiada por contar com o suporte do Renato França. Sua expertise e dedicação transformaram não só minha jornada de saúde, mas também da minha família. Ao longo de mais de 10 anos de acompanhamento, Renato França tem sido meu parceiro mais confiável na busca por objetivos sólidos. Nos últimos 3 anos, testemunhei uma incrível transformação ao ganhar 9 quilos de maneira saudável e sustentável. Sua abordagem única considera não apenas os números na balança, mas também minha saúde geral e qualidade de vida. Sua competência é inquestionável, sempre embasando suas recomendações em pesquisas atualizadas e participações ativas em congressos e estudos. Essa busca constante por conhecimento reflete-se diretamente na qualidade do atendimento que recebo. Se você está em busca de um profissional altamente qualificado, comprometido e que entrega resultados reais, Renato França é o nutricionista certo.
Flavia Neiva
Flavia Neiva
2023-06-22
O Dr º Renato França, da Clínica de mesmo nome, é sinônimo de competência e expertise. Se mostrou dedicado e altamente criterioso na primeira consulta. Além disso, meu resultado após 45 dias comprovam que o plano alimentar foi perfeito para mim. Promoveu uma reeducação na minha alimentação, sem me deixar com fome. Meu resultado foi além do esperado, ressaltando que adicionou saúde e nutrição a minha rotina. Vale destacar que a suplementação indicada contribui muito. Excelente atendimento e profissionalismo!
Juscelino Pereira
Juscelino Pereira
2023-06-02
Consulta e avaliação maravilhoso!! Recomendo muito .
Cláudio Márcio Reis
Cláudio Márcio Reis
2023-05-25
Atende toda a minha família. Extremamente profissional. Atendimento conta com recursos/ferramentas que auxiliam muito na compreensão da sua saúde. O aplicativo para acompanhamento é show de bola.
Camila Costa
Camila Costa
2023-05-16
Excelente