Clínica de nutrição Renato França

Disbiose Intestinal

Tratamento para desconforto intestinal

Várias queixas e sintomas comuns no dia-a-dia de muitas pessoas podem ter relação causal ou podem ser piorados por disbiose intestinal, que nada mais é que o desequilíbrio da flora intestinal.

Vejam alguns exemplos do que pode estar relacionado à disbiose:

• Flatulência e distensão (“inchaço”) abdominal;
  • Enxaqueca;
  • Imunidade baixa e infecções frequentes (Ex.: candidíase de repetição e infecção urinária);
  • Constipação (“intestino preso”);
  • Diarréia;
  • Celulite;
  • TPM;
  • Cansaço e baixa disposição;
  • Alergias respiratórias e de pele (Ex.: rinite alérgica e sinusite);
  • Aumento da frequência ou agravamento de crises de doenças auto-imunes, como dermatite atópica, tireoidite de Hashimoto e psoríase;
  • Aumento da oleosidade da pele e acne;
  • Queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças;
  • Dificuldade para emagrecer e/ou ganhar massa muscular.

Reposição da flora intestinal com dieta específica

Muita coisa, não é? Isso tudo acontece porque a disbiose afeta o funcionamento intestinal reduzindo o aproveitamento do que é ingerido via alimentação e aumentando a permeabilidade intestinal, pela redução da capacidade da mucosa intestinal em selecionar o que deve e o que não deve ser absorvido para a corrente sanguínea.

O resultado disso é uma hiperativação do sistema imunológico e aumento da inflamação sistêmica, o que é gatilho para piora de vários dos sintomas citados anteriormente.

O que pode causar: excesso de doces, açúcar, frituras, adoçantes e aditivos químicos presentes nos produtos industrializados; uso frequente de antibióticos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O que pode ajudar a tratar: alimentos fontes de fibras solúveis, que fornecem suporte para equilibrar a flora intestinal e mantêm o intestino mais saudável. Uma dieta rica em frutas, vegetais, alimentos fermentados (como iogurte, kefir), suplementos probióticos e prebióticos prescritos por nutricionista ou médico. Alguns casos necessitam uso de antibióticos, que devem ser prescritos por um médico.

Se você se identificou com sintomas citados, procure dar uma atenção maior ao seu intestino.

Um bom nutricionista pode te ajudar nesse processo orientando o que fazer de acordo com o seu caso específico.